quarta-feira, 9 de setembro de 2009

USP: 13 anos de desrespeito aos profissionais da Educação Infantil

Reproduzimos abaixo panfleto das professoras e professores de Educação Infantil das Creches da USP reivindicando que a Reitoria cumpra o acordo de fim de greve. O Pão e Rosas apóia essa luta.

A prática dos profissionais da Educação Infantil, aliada à pesquisa, vem construindo um conjunto de experiências capazes de sustentar um projeto pedagógico que atenda às especificidades da formação humana nos primeiros anos de vida.

Há mais de duas décadas, as Creches da USP têm seu trabalho reconheido dentro e fora do Brasil por conceber a criança como um ser provido de direitos e por exigir de seus profissionais, formação e postura condinzentes com os preceitos colocados pela LDBEN.

No entanto, há quase uma década, estes mesmos profissionais organizam-se na tentativa de chamar a atenção dos órgãos oficiais desta Universidade para cumprir um simples demanda colocada pela nova LDBEN: a de nomear os docentes da Educação Infantil como professores de ensino básico.

A nomenclatura (Auxiliar e Técnico de apoio educativo) atribuída aos trabalhadores das Creches da USP, responsáveis pela educação na primeira infância (0 a 5 anos) contradiz todos os esforços feitos ao longo da história da Educação Infantil, para que estes profissionais sejam reconhecidos e compromete a qualidade do ensino nesta modalidade, qualidade esta, tão almejada por aqueles, que neste contexto, recorrem a LDBEN 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em meio a esta situação, nós, professoras e professores de Educação Infantil das Creches da USP, coordenadas pela COSEAS, exigimos da reitoria desta Universidade que cumpra o acordo de final de greve, firmado em junho de 2009, através do qual comprometeu-se a criar um Projeto de Lei que solucione esta questão. Sendo assim, convocamos todas e todos a participarem da luta pelos direitos das crianças e dos profissionais destas instituições, envolvendo-se no debate, contribuindo para a efetivação das condições garantidas pela LDBEN. Ato dia 10/09 às 16h30 no Saguão do Bloco B da Faculdade de Educação da USP.

Nenhum comentário: