terça-feira, 3 de novembro de 2009

As mulheres do Pão e Rosas juntas ao CACH da Unicamp saem às ruas pra gritar: Fora Dom José Cardoso Sobrinho! Aborto é direito, estupro é crime!

Na semana passada aconteceu, em Campinas - SP, o 4º Encontro de Bioética da Igreja Católica, organizado pela Comunidade Católica Pantokrator, cujo um dos objetivos é impulsionar um movimento contra a descriminalização do aborto e contra o casamento homossexual. Um dos eventos mais escandalosos deste encontro foi o debate sobre o aborto, com a presença do ex-arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho, que diante da gravidez de uma criança de 9 anos, que esperava gêmeos, em decorrência de estupros do padrasto, disse publicamente que o "o aborto é um crime pior do que o estupro", em que segundo a própria organização do evento o clérigo esclareceria "a verdade sobre o caso da menina de Alagoinha".

Nós, mulheres do grupo Pão e Rosas, prontamente atendemos ao chamado do Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH) da Unicamp para organizarmos um ato em defesa do direito democrático do aborto. Ao lado de mais de 40 estudantes universitários e secundaristas, professores da rede estadual, trabalhadores, organizações de esquerda como a LER-QI e o PCB, e das companheiras do Coletivo Feminista de Campinas, gritamos em alto e bom som: "Direito ao nosso corpo, legalizar o aborto!". Lamentamos a ausência neste ato dos demais setores que também se colocam em defesa dos direito das mulheres, como as companheiras do Movimento Mulheres em Luta, da Conlutas, assim como partidos como PSTU e PSOL, mas esperamos que nos próximos passos esses e outros setores possam se somar a essa luta. Sabemos que no último período há uma ofensiva contra não só os direitos dos trabalhadores, como as demissões e a precarização em decorrência da crise econômica, mas também sabemos que os setores mais conservadores de nossa sociedade têm se organizado contra os direitos das mulheres. Prova disso são as marchas, cada vez mais comuns, contra o direito ao aborto, como a que aconteceu em Brasília, no final de agosto deste ano, contando, inclusive, com financiamento do dinheiro público. É preciso, desde já, organizarmos uma ampla frente única de grupos de mulheres, partidos e organizações de esquerda, centrais sindicais e sindicatos, movimentos populares e entidades estudantis para colocarmos de pé uma forte campanha em defesa dos direitos das mulheres! Nesse sentido, saudamos o CACH - Unicamp que tem levantado as bandeiras das mulheres e se colocado de maneira ativista em sua defesa.

Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos!! Abaixo a ofensiva contra os direitos das mulheres! Aborto é direito, estupro é crime!! Basta de violência contra as mulheres!

Nenhum comentário: