quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Apóie e vote nas chapas que o Pão e Rosas participa nessas eleições estudantis!

"Queremos que o CEUPES encabece uma nova tradição na luta contra a opressão da mulher na USP"

Queremos um centro acadêmico militante que tome com toda centralidade a luta contra a opressão das mulheres, sabendo que nesta universidade é preciso acabar com a tradição de "mulheres no poder" como Suely Vilela que colocou a polícia pra nos reprimir. E também é preciso combater a tradição de professoras como Eva Blay – fundadora do PSDB, um dos principais partidos burgueses no país – que desde a década de 1960 enche a boca para falar sobre as operárias industriais. Contra esse feminismo burguês, queremos colocar nosso Centro Acadêmico a serviço de resgatar a história das grandes lutadoras socialistas para hoje forjar uma nova tradição dentro da universidade, a tradição das mulheres trabalhadoras, das terceirizadas da limpeza, das estudantes combativas, das moradoras do CRUSP, das donas de casa e trabalhadoras da São Remo.

Flávia Vale, integrante da chapa Canto de Guerra para o CEUPES-USP


"No CACH estamos construindo uma entidade militante que saia às ruas pelos direitos das mulheres"

Lembra daquele bispo que disse que "o aborto é um crime pior que o estupro"? Ele teve coragem de vir até Campinas para falar a "verdade sobre o caso de Alagoinha"! Nós do Pão e Rosas e do CACH, junto com outros grupos e estudantes secundaristas saímos às ruas pra dizer: Fora Dom José Cardoso Sobrinho! Aborto é direito, estupro é crime! Mas a violência contra as mulheres não pára por aí! Nas últimas semanas, a UNIBAN mostrou sua cara mais reacionária e demonstrou que numa universidade atrelada ao capital, com uma estrutura de poder anti-democrática e voltada para os lucros o que prima é o autoritarismo. Queremos fazer parte de todas as mobilizações contra a violência às mulheres, mas também pela punição e destituição dessa direção universitária, rumo a estatização da UNIBAN e de todas as universidades privadas!
Paulinha Berbet, integrante da gestão CACH Unicamp


"Falar em centro acadêmico é falar em um instrumento militante e combativo”

(...) Cumprindo um papel fundamental de debate e intervenção, o centro acadêmico deve ser um espaço vivo de discussões políticas e culturais, um espaço onde as demandas estudantis e dos trabalhadores devem ser problematizadas e manifestadas. No âmbito cultural, o CA deve dar espaços às vozes artísticas que opinam as questões sociais, vozes que poderiam desmascarar um sistema burocrático dentro e fora da universidade.
Enfim, um centro acadêmico militante e combativo deve ir além da teoria, da burocratização, trazendo prática e coerência às reivindicações dos estudantes, podendo assim intervir consistentemente em defesa de setores oprimidos.
Gabrielle Borges, da chapa Pagu para o CASS-PUC


“Pela aliança com os trabalhadores da USP que são uma grande liderança de luta”
Nós, integrantes do Pão e Rosas, estamos impulsionando uma chapa para o Centro Acadêmico do curso de Letras-USP de 2010, chamada ESTADO DE EXCEÇÃO, junto com integrantes do Coletivo AGIR e do Movimento A Plenos Pulmões. (...) O papel do Pão e Rosas nesse espaço será o de promover debates e atividades que discutam a opressão da mulher, seja como estudante, trabalhadora ou professora. Numa faculdade de Letras, onde a maioria esmagadora é mulher, essa discussão se torna ainda mais importante e necessária. Nossa chapa tem como principal foco a construção de uma universidade pública, democrática e autônoma, na contramão do projeto neoliberal que vem sendo implementado na USP nos últimos anos. Por isso, acreditamos ser importante a aliança com os trabalhadores do SINTUSP, que têm se mostrado sujeitos históricos e uma grande liderança nesta luta. (...) Chamamos todas as companheiras do Pão e Rosas a nos apoiarem e nos ajudarem a construir um centro acadêmico e uma universidade que seja realmente construída por todos e para todos.
Cristiane Toledo, da chapa Estado de Exceção para o CAELL-USP

"O papel do Centro Acadêmico é se colocar em luta contra a burocracia acadêmica e denunciar toda a estrutura de poder"

Ao meu ver, no decorrer das discussões no caso de assédio em Araraquara e como militante do Pão e Rosas, achei mais que importante o aporte dado pelas meninas do grupo na argumentação e no processo de luta que travamos, juntamente com os demais estudantes, na Moradia Estudantil, onde descaradamente o assediador após ter sido expulso da moradia foi beneficiado com uma Bolsa Auxílio. Com a resposta dada pela direção, que mais uma vez deixou bem claro a que veio, torna-se mais que óbvia a necessidade de nos colocarmos em luta contra a burocracia acadêmica e denunciar toda a estrutura de poder. Creio que o papel do Centro Acadêmico é colocar essa discussão e também mobilizar os estudantes e esclarecê-los sobre qual o seu papel dentro da Universidade.

Ane, integrante da Chapa Ekóabok para o CAFF da UNESP Araraquara

Nenhum comentário: