quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Construindo o I Encontro Nacional do MML desde as lutas reais em nosso país

(Trabalhadoras terceirizadas do prédio da Caixa Econômica no Brás, São Paulo, durante o piquete da greve dos bancários - 26.09).

Hoje mais uma vez, nós desde o grupo de mulheres Pão e Rosas estivemos lado a lado dos bancários desde as 6 horas da manhã, construindo um forte piquete na frente da Caixa Econômica no Brás, em São Paulo, para fortalecer a greve deste ano que já tomou proporções maiores do que a histórica greve de 2011.  A expressão viva das manifestações da juventude em Junho nesta greve é nítido desde a moral dos trabalhadores como na confiança de sua própria força.

A unidade que a agrupação Uma Classe tem impulsionado com os trabalhadores terceirizados, defendendo sua efetivação sem a necessidade de concurso público tem sido uma importante bandeira para unificar as fileiras dos trabalhadores e para conseguir debater as demandas das mulheres em meio a esse processo.

Nós que estamos construindo ativamente o I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta desde nossos locais de trabalho e locais de estudos, achamos fundamental que participemos ativamente dos processos de luta de classes que se abrem em nosso país e construindo desde aí um forte movimento de mulheres que possa a partir desse Encontro Nacional tirar um sério plano de luta.

Achamos que os debates sobre a precarização do trabalho, o combate a violência doméstica e os assédios morais, a falta de sistemas públicos básicos como saúde, educação e moradia, assim como a luta pelo fim da dupla jornada de trabalho e pela efetivação de todas as terceirizadas sem a necessidade de concurso público, são apenas pontos iniciais para debatermos a luta das mulheres por sua emancipação. É ao lado dessas centenas de trabalhadoras nos inspiramos e avançamos na luta contra o machismo e contra todo o sistema capitalista.

Viva a greve dos bancários e a luta das trabalhadoras terceirizadas! Viva a aliança entre efetivos e terceirizados contra a precarização do trabalho e da vida! Viva a luta das mulheres trabalhadoras contra essa sociedade de exploração. Avante bancários, avante mulheres contra a arrogância dos banqueiros, da burocracia sindical e dos governos, pelos nossos direitos!

Nenhum comentário: