terça-feira, 21 de julho de 2009

Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo teve lançamento do livro "Lutadoras" com Rita Frau, do Pão e Rosas




No dia 15/07, mais de 25 pessoas, entre estudantes e trabalhadores da educação de vários lugares do Brasil, como MA, RJ, MG, SP, participaram da atividade de apresentação do livro Lutadoras. Histórias da mulheres que fizeram história, das Edições ISKRA, durante o EBEM, na Unesp de São José de Rio Preto, com Rita Frau, profa. da rede estadual de SP, integrante do Pão e Rosas, junto com companheiras do Pão e Rosas das Unesp de Araraquara e Rio Claro, da Unicastelo, além de trabalhadoras da educação.

Na atividade, Rita Frau, que integrou o comitê editorial da publicação, comentou os principais aspectos apresentados no livro e o resgate histórico-político da vida de importantes mulheres dos séculos XIX e XX que tiveram uma atuação na luta pelos direitos das mulheres, mas também ao lado da classe trabalhadora. A partir disso, apresentou alguns dos debates travados pelo feminismo e marxismo, reivindicando a importância de resgatar essas histórias, como inspiração para as futuras lutadoras que já começam a aparecer.

Nesse sentido, Rita resgatou importantes atuações das mulheres em mobilizações recentes como a greve da USP, assim como as campanhas levantadas pelo grupo de mulheres Pão e Rosas, em defesa dos trabalhadores terceirizados, pelo direito ao aborto e contra a violência sobre as mulheres dentro das universidades e locais de trabalho legitimadas pela burocracia acadêmica.
Discutiu-se a necessidade de um grupo de mulheres que não esteja isolado das questões políticas de nossa sociedade capitalista, pois considerando que a emancipação das mulheres está diretamente ligada à emancipação da classe trabalhadora, é necessário levantarmos em nossas universidades, escolas e locais de trabalho a necessidade de lutarmos contra este sistema que oprime e explora todos os dias o povo pobre.

Nenhum comentário: