quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Declaração do Pão e Rosas em repúdio a morte de uma trabalhadora de Kraft Terrabusi

(Argentina, 15/09/2010) As mulheres trabalhadoras e estudantes da agrupação Pan y Rosas nos solidarizamos com todas as trabalhadoras/es de Kraft Terrabusi que neste momento se encontram paralisados em repúdio a morte de uma trabalhadora, falecida no consultório médico da própria empresa.

Marcela Ortega tinha apenas 32 anos e três crianças pequenas. Sua morte, por parada cardíaca, escancara os maus-tratos que recebiam diariamente as/os trabalhadoras/es dessa empresa multinacional e de seu serviço médico, que omitem sistematicamente as reclamações que têm sido feitas pela Comissão Interna sobre as centenas de denúncias de maus-tratos médicos, desconhecimento de certificado médico e falta de tratamento às enfermidades, muitas delas patologias laborais, produto do alto ritmo da produção que vem realizando principalmente as trabalhadoras da fábrica. Cabe recordar a negligência desta empresa durante a pandemia da gripe A, em julho de 2009, que foi enfrentada heroicamente por milhares de trabalhadoras da Kraft que se negaram a expor sua saúde e de seus filhos por conta da sede de lucro desta multinacional norte-americana que não tomou nenhuma medida preventiva.

A morte de Marcela mostra nitidamente que é preciso, de uma vez por todas, deter todas estas patronais: NÃO PODEM CONTINUAR EXPLORANDO NOSSOS CORPOS E NOSSAS VIDAS!

Desde o Pan y Rosas nos colocamos a disposição de todas as medidas que as/os trabalhadoras/es decidam tomar em repúdio a esta morte e em busca de melhores condições de trabalho, higiene e saúde. Porque sabemos que com sua disposição de luta independente da patronal, do governo e do sindicato, amplamente demonstrada em seu conflito e com o triunfo de suas demandas, é possível impedir que haja mais mortes laborais, deter as patronais e os terríveis ritmos da produção que mutilam nossos corpos e nos deixam seqüelas irreversíveis, é possível alcançar todas as nossas demandas e direitos.

Agrupação de Mulheres PAN Y ROSAS

General Pacheco, 15/09/2010

“Não aceitem o habitual como coisa natural, pois em tempos de desordem, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar...” Bertold Brecht

Nenhum comentário: