quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pão e Rosas na MÍDIA: "Estudantes fecham cantina na Fundação Sto. André"

Publicamos abaixo extratos da notícia do jornal ABCD Maior (10/05/2010) de autoria de Camila Galvez, em que entrevistam Mara Onijá, integrante do Pão e Rosas, que fala da luta pela conquista do bandejão e efetivação das atuais trabalhadoras da cantina que estão desde fevereiro sem receber.

Estudantes fecham cantina na Fundação Sto. André
Alunos da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) querem instalar bandejão na instituição de ensino.
.
Desde o fim de abril, os estudantes da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) da FSA (Fundação Santo André) mantêm a cantina fechada exigindo o pagamento dos salários das funcionárias, que não recebem desde fevereiro. Além disso, os estudantes decidiram em assembleia realizada reivindicar à Reitoria a implantação de um bandejão com preços acessíveis e com a efetivação das atuais funcionárias da cantina.

O pedido de ajuda partiu das próprias trabalhadoras e os alunos abraçaram a causa. “Os estudantes não admitem seguir se alimentando numa cantina em que as funcionárias são assediadas e ameaçadas cotidianamente. Enquanto seus salários não são pagos, os estudantes pagam preços absurdos por uma simples refeição”, afirmou a estudante de Ciências Sociais, Mara Onijá.

A cantina é terceirizada e o contrato com a FSA venceu, o que fez com que o dono fechasse o ponto e despedisse as funcionárias. De acordo com Mara, algumas foram trabalhar na cantina da Faeng (Faculdade de Engenharia), mas outras estão desempregadas. “Nesta semana vamos realizar assembleias de curso para informar os alunos sobre a situação da cantina, saber a opinião deles e ampliar o movimento a favor do bandejão”, explicou a aluna.
[...]

Nenhum comentário: