terça-feira, 11 de maio de 2010

Fundação Santo André: na luta pelo bandejão e pela efetivação das trabalhadoras

Por Pão e Rosas ABC
Nas últimas semanas, os estudantes da Fundação Santo André se colocaram em luta reivindicando a implantação de um bandejão no Centro Universitário. Depois das denúncias de salários atrasados desde fevereiro e escandalosos casos de assédio moral na cantina da FAFIL, os estudantes se colocaram ao lado das trabalhadoras reivindicando a sua efetivação como funcionárias da FSA e colocando que não podemos mais seguir pagando preços absurdos numa cantina que além de tudo super explora as suas funcionárias de forma tão absurda. Ao longo da semana passada estivemos junto aos estudantes mantendo a cantina fechada após deliberação da assembléia estudantil do dia 30/04. A reivindicação de uma reunião com a reitoria, estudantes e as funcionárias da cantina foi taxativamente negada pela reitoria de Cacalano, a mesma que na semana passada anunciou 20 demissões de antigos funcionários efetivos. A reitoria alega corte de gastos, mas no mesmo dia instalava câmeras pelo câmpus para controlar os passos dos estudantes. É também a mesma reitoria que mantém salários milionários para seus altos cargos e fecha os olhos para as ameaças do dono da cantina sofridas por estudantes e funcionárias.

Nós do Pão e Rosas ABC estamos juntas com os estudantes da Fundação em defesa dos direitos das funcionárias da cantina, lutando por seus salários e seus empregos. Queremos um bandejão subsidiado pela própria Fundação Santo André e que a mesma garanta a efetivação das funcionárias com os mesmos salários e direitos dos funcionários administrativos. Seguimos gritando: “a terceirização escraviza, humilha e divide”.

Na última sexta-feira, contra a vontade e o boicote da reitoria, conseguimos realizar uma importante Festa contra a repressão da reitoria, pelo bandejão e pela efetivação das funcionárias da cantina. Mesmo com toda a intimidação ofensiva da reitoria, os estudantes se mantiveram firmes com o lema “Luta pelo direito de festa. Festa pelo direito de luta”. Com uma jam session de Avante + 88Não, todos que acreditaram que a festa aconteceriam não se arrependeram de ter permanecido na FSA ao longo da noite toda. Sem nenhum incidente, a festa aconteceu tranquilamente, com o prédio da FAFIL limpo e intacto no sábado de manhã, mostrando que é um absurdo o argumento da reitoria que proíbe a realização de festas dizendo que não há estrutura na faculdade para isso.

Não vamos parar! “Estudante + Trabalhador”, esse é o lema de uma das faixas que se fez presente na Fundação Santo André nas últimas semanas. Contra os abusos dos patrões e da reitoria, não vamos nos calar!

Nenhum comentário: