quinta-feira, 6 de março de 2014

Silvana Araujo, faxineira e militante do grupo de mulheres Pão E Rosas Brasil, em apoio a greve dos garis no RJ

"Trabalho há anos como faxineira, de contrato a contrato precário, e sei muito bem o que é ser tratada como escrava. Por isso neste momento, em pleno Carnaval, só posso estar vibrando com a heróica greve dos garis e das garis do Rio de Janeiro que as companheiras do Pão e Rosas que moram aí estão apoiando e me contando com muito entusiasmo! Que emoção ver vocês com seus uniformes, tomando as ruas e gritando contra a escravidão! 

Aqui de São Paulo eu também grito, basta de escravidão, basta de trabalho precário! E mais uma vez vemos que é preciso que a cidade “maravilhosa” fique todinha suja pra pararem de nos ignorar. Aqui em São Paulo também é assim, na USP, a conhecida “universidade de excelência” também foi preciso devolver todo nosso trabalho, e deixar o lixo escancarado pra tirar de debaixo do tapete o trabalho semi-escravo ao qual somos submetidos. Lutavamos por igualdade de salários e direitos, e também pela efetivação de todas nós como trabalhadoras efetivas da USP. Tudo isso é uma batalha que segue firme, e cada luta que levamos adiante vamos registrando seja em vídeos, fotos e até livros, como é o caso de um que foi feito pelo grupo de mulheres Pão e Rosas chamado “A precarização tem rosto de mulher”. Quero que esse livro também chegue até vocês porque foi organizado pra ser um livro de combate, pros setores mais explorados da classe operária, como as mulheres e os negros, mas também aqueles trabalhadores que estão nos postos de trabalho mais sofridos como são os garis. 

A greve de vocês já é um exemplo porque em meio a todas aquelas fantasias de carnaval, surge uma força viva, que é a força da classe operária unida e organizada, com estudantes apoiando, e que se necessário vai passar por cima dos seus sindicatos oficiais – aqui foi assim! com assembleias e comissões de base! – e por isso eu falo sempre, não abaixemos a cabeça, e vamo pra cima! Viva a luta dos garis do Rio de Janeiro! Toda solidariedade até a vitória! Silvana Ramos, linha de frente da luta das trabalhadoras terceirizadas da USP e militante do Pão e Rosas"

Nenhum comentário: