segunda-feira, 3 de março de 2014

Argentina: Condenam à prisão perpétua os petroleiros de Las Heras!


Coloquemos em pé uma forte campanha internacional 
PELA ABSOLVIÇÃO IMEDIATA DOS 
PETROLEIROS DE LAS HERAS!



Na quinta-feira, 12 de dezembro, o juiz de Caleta Olivia, na Argentina, condenou três trabalhadores à prisão perpétua pela morte do policial Sayago em um levante de 2006, na mais dura condenação contra trabalhadores desde 1983. Além disso, foram condenados outros quatro a cinco anos de prisão, enquanto um mais ficou sob a custódia do Estado por ser menor no momento do fato.

Trata-se de uma causa completamente armada, declarada duas vezes nula, à qual um fiscal que sempre atendeu aos interesses políticos do governo da província ressuscitou e hoje conseguiu seu objetivo de condenar os trabalhadores. Para chegar a isso não hesitou em justificar as torturas, chegando a dizer que “para chegar à verdade teria que se separar da legalidade”.

Os condenados se viram obrigados a receber a leitura do processo em uma sala separada de seus familiares e amigos, já que o tribunal impediu o acesso dos mesmos. Os familiares presentes escutaram a sentença rodeados de guardas e sem poder contar com o acompanhamento dos deputados da Frente de Izquierda, Nicolás del Caño e Néstor Pitrola, a quem o tribunal impediu de entrar.

Elia Espen, mãe da Praça de Mayo, e Alejandrina Barry, filha de desaparecidos e integrante do CeProDH, que puderam entrar testemunharam este momento desolador que os familiares viveram ao conhecer a aberrante decisão judicial, que pelo momento não será cumprido efetivamente. O fato de que os companheiros condenados mantenham sua liberdade até que se resolva a apelação que apresentarão seus advogados de defesa, deve ser aproveitado por nós para redobrar nestes meses, de maneira imediata a campanha contra essa condenação injusta.

Um salto histórico na perseguição aos lutadores

Semelhante decisão após um julgamento marcado por irregularidades sem outra prova que os depoimentos obtidos com torturas e pressões ilegais, só é compreensível pelo poder de chantagem das forças repressivas e das multinacionais petroleiras às quais o governo presta seu serviço. Enquanto os governadores kirchneristas e os da oposição se ajoelham ante a chantagem policial, hoje condenam os petroleiros de Las Heras e seguem processados mais de cinco mil lutadores de todo o país.

Em momentos onde os governos começam a aplicar ajustes e a inflação corrói nossos bolsos, aplicam essa medida com o objetivo de amedrontar os trabalhadores que se organizam e lutam para que a crise não seja descarregada sobre suas costas. Em resposta a isso, as organizações de esquerda devem organizar uma forte campanha internacional pela absolvição dos petroleiros de Las Heras.

Clique aqui e envie sua adesão ao abaixo-assinado pela absolvição dos petroleiros de Las Heras!


Ato-debate na USP (São Paulo - Brasil)


Nenhum comentário: