sexta-feira, 17 de abril de 2009

Seremos cozidos como uma rã?

Publicamos abaixo texto de S., trabalhadora da USP e integrante do Núcleo da Mulher Trabalhadora do Sintusp, sobre a necessidade de lutar contras as demissões e a repressão dentro da universidade, defendendo o sindicato e seus dirigentes.

Como cozinhar uma rã? Alguns podem pensar em fazer o seguinte: jogar uma rã num caldeirão de água fervente, mas se você fizer isso ela vai tentar desesperadamente escalar as paredes do caldeirão para sair. Porém se você a colocar num caldeirão de água fria e deixar o fogo baixo, ela vai ficar lá flutuando sem nenhuma agitação. Ao passo que a água esquenta, a rã mergulha e permanece tranqüila, e como que com um sorriso no rosto ao passar do tempo, ela deixa-se cozinhar até morrer sem oferecer qualquer resistência.

Pois é, estamos sendo cozinhados. Como assim perguntarão alguns? Nossas consciências estão dormentes como a rã que cozinha no fogo brando. Quando nossos chefes nos dizem vocês ganham bem, lá fora no mercado o pessoal está ganhando bem menos para o que você faz aqui. Até prêmio de mil reais a gente ganha. Daí, com um sorriso no rosto, nos sentimos privilegiados e permanecemos sentados, enquanto o carro de som lá fora chama para a assembléia para discutir salário. Ou quando nós recebemos a notícia de que um companheiro injustamente foi repreendido, ficamos com medo de ser também repreendidos, nos calamos ao invés de defendê-lo como se aquele assunto não fosse da nossa conta. Ou quando nosso representante sindical é demitido por justa causa e achamos que se está tudo dentro da lei, ele mereceu mesmo.

Sim estamos sendo cozidos, e com um sorriso no rosto enquanto mais companheiros podem ser demitidos... Sem falar na questão das vagas que é algo que afetará mais gente ainda. Pois é, se estas pessoas passaram por cima da lei que diz que não se pode demitir um dirigente sindical, como vamos acreditar nas palavras da Reitora que diz que estamos sendo defendidos e que ninguém vai ser demitido. Estão tirando nosso bem mais precioso lentamente que são aqueles que fazem a defesa de nós mesmos, dos nossos salários, contra chefes assediadores e esquecemos daqueles que já enfrentaram dura repressão policial. Estão destruindo o nosso escudo, e estamos deixando!!! O golpe vai ser faltal!!! É urgente que acordemos!!! Vamos à luta por nossos representantes sindicais. A greve é o nosso instrumento de luta, a mobilização é o nosso NÃO!

Não vamos aceitar demissões!
Não vamos aceitar a destruição do nosso sindicato!
Vamos fazer greve por salários e por nossos representantes sim!!!

Nenhum comentário: