quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mais de 180 mulheres participaram da atividade com o Pão e Rosas na Unicastelo Itaquera



Neste último sábado (04/04) foi realizado no CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera - São Paulo, o V Estudos Abertos de Caráter Interdisciplinar, organizado pelo curso de Pedagogia da Universidade Camilo Castelo Branco, cuja temática foi "As Questões de Gênero e a Lei Maria da Penha". Além de outras participantes, marcou presença, pela primeira vez num evento da Unicastelo, integrantes do grupo de mulheres Pão e Rosas, Mara Onijá e Diana Assunção.

Mara tratou do assunto "A opressão da mulher na sociedade de classes", logo em seguida Diana fez o lançamento do livro Lutadoras e Mara encerrou recitando o poema do Pão e Rosas, o que causou grande emoção na platéia composta por mais de 180 pessoas, sendo a grande maioria feminina. As expectativas para este evento eram grandes e as companheiras foram muito bem em suas falas, enfáticas, superando as expectativas e ganhando o público, pois um grande número de mulheres demonstrou interesse pelo grupo. Se uma das intenções do Pão e Rosas é ultrapassar os limites das universidades públicas, a presença dele neste evento foi um importante passo.




No encerramento da atividade, Camila Loures, estudante da Pedagogia, fez um chamado às mulheres de seu curso : “este assunto não deve ter seu ponto final aqui, ainda tem muito o que ser discutido sobre a questão da mulher. Acredito que, por sermos mulheres, futuras educadoras, devemos ter esta consciência, e por não achar justo que este debate se limite às universidades públicas, proponho que tentemos formar um grupo Pão e Rosas na Unicastelo”.

Nenhum comentário: