quarta-feira, 11 de maio de 2011

AMANHÃ (11/05) Lançamento do livro "A precarização tem rosto de mulher" na Unicamp:

Com esse livro, buscamos reconstruir a história de uma pequena, mas exemplar, luta operária contra as péssimas condições de trabalho na USP em 2005. Foi uma luta de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da limpeza. Seis anos depois a Usp, novamente, se torna palco de uma greve de trabalhadores terceirizados da limpeza, que radicalizaram ainda mais seus métodos. Parte dos lutadores terceirizados de 2005 voltaram a protagoni...zar em 2011 uma luta operária que avançou da demanda economica, pelo pagamento dos salários, ao romper com o cotidiano da comunidade universitária e se tornou uma luta política mostrando que a terceirização escraviza, humilha e divide, inclusive dentro do espaço elitizado e aparentemente intocável de mazelas que é a Universidade. As mulheres, maioria desses trabalhadores deram exemplo, em ambos os processos, de como lutar contra a precarização da vida, elas mostraram que a precarização tem rosto de mulher, mas que essas mulheres estão dispostar a lutar pelo fim de sua exploração: a luta continua!

 Para apresentar o livro contamos com a presença de:

Diana Assunção
organizadora do livro, diretora do Sintusp, dirigente da LER-QI e fundadora do Pão e Rosas

Glória Oliveira
trabalhadora terceirizada da limpadora União

Paula Marcelino
doutora em Sociologia pela Unicamp e autora do livro "A logística da precarização: terceirização do trabalho na Honda do Brasil"
Rita Frau
profª da rede estadual de SP, corrente de professores Pela Base e Pão e Rosas

11 de maio 
No Auditório II do IFCH   |   às 17h00

"Nos dias de sábado, a gente ali jogando água, todo mundo louco pra ir embora pra casa, e a encarregada cantando 'lerê-lerê'. Era uma humilhação, ela nos chamava de escravas"
(Silvana, trabalhadora terceirizada)

Organização:
Pão e Rosas
LER-QI e Independentes

Iskra Edições

Nenhum comentário: