domingo, 20 de março de 2011

Gritamos todas: Liberdade imediata aos presos políticos do ato contra Obama no Rio! Fora Obama! Abaixo a militarização do Rio de Janeiro! Não à intervenção na Líbia!

Ontem, 18 de março de 2011, ocorreu no centro do Rio de Janeiro uma manifestação que chegou a contar com cerca de 400 pessoas para dizer Fora Obama. A manifestação ocorreu em meio a uma militarização do Rio de Janeiro que Dilma Rousseff e Sérgio Cabral promoveram para receber o principal representante do imperialismo mundial, o presidente dos EUA, Barack Obama. Manifestantes foram reprimidos pela polícia em frente ao consulado estado-unidense, e 13 pessoas foram presas, e sem direito à fiança, estão sendo levados para Bangu e Água Santa.

Ruas inteiras do centro do Rio estão fechadas, manifestações, cartazes e faixas proibidas e todas pessoas com bolsas e mochilas são submetidas a revistas a ponta de fuzil. As crianças da Cidade Deus são obrigadas a andarem em fila indiana, e também lá esse "estado de sítio" é decretado. Enquanto isso Dilma Rousseff discursa agradecendo e dando boas-vindas à Obama, dizendo que a sua presença é uma “honra” ao povo brasileiro, enquanto existem presos políticos por manifestar-se contra a presença de Obama, contra os acordos bilaterais que favorecem este país imperialista, contra as tropas brasileiras no Haiti, contra a intervenção na Líbia. De qual "povo brasileiro" fala Dilma? Dos Eike Batista? Das centenas de manifestantes que foram reprimidos ontem e dos 13 que estão encarcerados por se manifestarem politicamente certamente não é.

Neste mesmo mês que fazem 7 anos da invasão do Haiti por tropas de “paz” da ONU, dos EUA e do Brasil (entre outros), onde nosso país cumpre o papel de direção dessas tropas que reprimem manifestações contra a fome, tropas que violentam homens e mulheres haitianos, manifestantes são presos no Rio de Janeiro por protestarem, são reprimidos, revistados sob a mira de fuzis, e agora o povo do Rio de Janeiro é impedido de circular livremente pela cidade, tanques vão tomar as ruas amanhã, helicópteros e centenas de policiais já rondam o centro da cidade e amanhã serão milhares de policiais para garantir a "segurança" de Obama, contra o povo brasileiro! É do lado de Obama e dos EUA, e não da classe trabalhadora e do povo carioca, que estão o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma.

Exigimos a imediata libertação dos 13 presos políticos: Gilberto Silva, Rafael Rossi, Pâmela Rossi, Thiago Loureiro, Yuri Proença da Costa, Gualberto Tinoco "Pitéu", Gabriela Proença da Costa, Gabriel de Melo Souza Paulo, José Eduardo Braunschweiger, Andriev Martins Santos, João Paulo, Vagner Vasconcelos e Maria de Lurdes Pereira da Silva.

Pelo direito à manifestação seguimos levantando nossas vozes: Fora Obama! Abaixo a intervenção na Líbia! Imediata retirada das tropas brasileiras de Lula e Dilma, das tropas estado-unidenses e da ONU do Haiti! Abaixo a intervenção imperialista no norte da África e no Oriente Médio! Viva a primavera árabe! Sigamos o exemplo das egípcias, tunisianas e líbias! Sejamos milhares nas ruas pra arrancar nossos direitos!

Pela unificação dos atos de amanhã, 20/03, domingo às 10h no Rio! Vamos gritar novamente "Fora Obama" e exigir a libertação imediata dos 13 presos políticos!

19 de março de 2011

Grupo de mulheres Pão e Rosas

Nenhum comentário: