domingo, 13 de dezembro de 2009

O grupo de mulheres Pão e Rosas apóia a chapa Rosa Luxemburgo para o CACS da Unesp - Marília!

Nós, mulheres do Pão e Rosas, compreendemos que uma entidade estudantil deve ser militante e combativa, colocando o movimento estudantil a lutar e refletir sobre o caráter elitista, racista e machista da universidade de classe, e que para além de travar uma luta efetiva pela transformação profunda da universidade, entenda que esta está diretamente ligada a uma transformação da sociedade, e que tal só será possível, se ligando a única classe capaz de derrubar essa estrutura opressora, a classe trabalhadora.

Vemos a necessidade de uma entidade militante, que, dentro do movimento estudantil, através de uma prática militante, levante as demandas das mulheres. Lutando contra a opressão, a violência e o assédio,e que tenha a preocupação de se ligar a sociedade, para que essas discussões não fiquem apenas dentro dos muros da universidade. Assim como se colocar como tribuno do povo, das mulheres exploradas e oprimidas, das/os trabalhadoras/es explorados por esse sistema, como as/os trabalhadoras/es terceirizadas/os, as quais fazem parte do nosso dia-a dia na universidade.

Por isso, nós do Pão e Rosas apoiamos a chapa “Rosa Luxemburgo” para o CACS, pois levantam em seu programa todas essas questões que para nós são centrais, e assim, como nós, se colocam na perspectiva de lutar contra a opressão às mulheres, e a tornar uma discussão viva no Movimento Estudantil e espaços de debates acadêmicos. Com a preocupação também de utilizar desses espaços para resgatar a história de grandes lutadoras, como Rosa Luxemburgo, uma grande revolucionária internacionalista, que dedicou a sua vida a transformação efetiva dessa sociedade opressora, e muitas outras lutadoras, as quais suas histórias foram apagadas dos currículos acadêmicos. É necessário através da atuação no Movimento Estudantil, forjar uma nova tradição no movimento de mulheres: classista e militante.

E nós, do pão e rosas, nos colocamos a tarefa de estar apoiando e somando forças a toda entidade que se proponha a isso.Que enxergue o movimento estudantil de forma estratégica para uma transformação profunda da sociedade ao lado das/os trabalhadoras/es.

Por uma entidade militante e combativa, nós do Pão e Rosas - Marília dizemos:

para o CACS da Unesp de Marília, estamos com a chapa "Rosa Luxemburgo"!

Nenhum comentário: