domingo, 17 de maio de 2009

Repudiamos a prisão da jovem de Manaus acusada de ter cometido um aborto clandestino

Em Manaus, Amazonas, no dia 13/05 uma jovem de 20 anos foi presa pela acusação de aborto e ocultação de cadáver. Os policiais disseram que segundo a jovem ela havia caído de uma escada, e por isso sofreu um aborto espontâneo, entretanto, os mesmos consideram que foi um aborto induzido, já que segundo eles não havia nenhum hematoma. Essa situação teve como consequência sua prisão imediata. Caso se comprove que o aborto foi induzido, ela poderá pegar pena de 3 anos.

Esse é um exemplo de como a justiça brasileira não dá conta da realidade, num país em que acontecem abortos clandestinos todos os dias, pelo fato de muitas mulheres, em sua maioria pobres e trabalhadoras, não terem a possibilidade de recorrer a uma simples cirurgia que pudesse interromper sua gravidez de forma segura. Dentro deste contexto, muitas mulheres pagam com a vida.

Repudiamos a prisão dessa mulher e tantas outras que vem sendo perseguidas e criminalizadas, como no Mato Grosso do Sul, e reforçamos a necessidade de colocarmos de pé uma grande campanha pelo direito ao aborto legal, livre, seguro e gratuito.

Liberdade imediata à jovem amazonense!

Pão e Rosas, 17 de maio de 2009

Nenhum comentário: