Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

LANÇAMENTO DA SECRETARIA DE MULHERES DO SINTUSP: DIA 09/04 ÀS 18H NO CLUBE DOS FUNCIONÁRIOS DA USP

Reproduzimos abaixo o Boletim do Sindicato de Trabalhadores da USP que convida ao lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP.

O que é a Secretaria de Mulheres do SINTUSP?
A Secretaria de Mulheres do SINTUSP foi votada no último Congresso Estatutário do nosso Sindicato, ocorrido em novembro de 2009. A proposta é existir um espaço de organização das mulheres trabalhadoras que possam contribuir com a luta pelo direito das mulheres e questões específicas, e que essa luta seja tomada pelo Sindicato e pelo conjunto de nossa categoria. Além disso, foi aprovado também que o Sindicato organize um Encontro Anual de Mulheres trabalhadoras da USP aberto a outras categorias. É mais uma tarefa que temos à frente. A inauguração da Secretaria será no dia 09 de Abril de 2010 às 18 horas no clube dos funcionários. O convite é aberto a todas e todos funcionárias(os) (efetivos, terceirizados e fundacionais), estudantes e familiares. Haverá apresentação cultural, entre outros.
Pelo que lutamos?
Somos parte do Sindicato e por isso também lutamos pela independência de classe dos trabalhadores e trabalhadoras, contra a terceirização do trabalho e por nossos direitos enquanto trabalhadoras. Organizamos a Secretaria porque queremos lutar com ainda mais força pelos direitos das mulheres trabalhadoras, que são o setor mais explorado de nossa classe – sobretudo as mulheres negras; colocando na ordem do dia a necessidade de organização das mulheres, a luta contra a violência dentro de casa, nas ruas e nos locais de trabalho, a luta pelo direito de decidirmos pelo nosso próprio corpo e termos acesso à saúde, e uma luta cotidiana contra todas as formas de opressão às mulheres.
Porque participar?
Chamamos todas as mulheres trabalhadoras efetivas, terceirizadas, e contratadas da USP a se organizar na Secretaria de Mulheres do SINTUSP, para discutir os seus problemas, ter um espaço de organização política, debater a opressão da mulher e organizar as lutas em comum, porque é fundamental que nos organizemos juntas!
Ato de lançamento
da Secretaria de Mulheres do Sintusp
09 de abril, 6ªfeira, a partir das 18h
No clube de funcionários da USP
APRESENTAÇÕES CULTURAIS.
BEBIDAS E PETISCOS. BAILE NOSTALGIA COM SAMBA ROCK.

Às companheiras terceirizadas da PERSONAL, saudações pela luta!
Na última quinta-feira, foi organizado um ato em frente à Reitoria para exigir o pagamento imediato dos salários atrasados de todos os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da empresa de vigilância PERSONAL. A maioria dos trabalhadores presentes eram mulheres terceirizadas, que são o setor mais explorado da universidade, e por isso fazemos uma saudação a essas mulheres, que enfrentaram a opressão, o assédio moral e todas as dificuldades para estar na linha de frente da luta. A Secretaria de Mulheres do SINTUSP se coloca a disposição das companheiras! Três trabalhadoras não receberam a licença maternidade, um crime que a Personal está cometendo com essa mulher e com a criança. Que a Universidade assuma o pagamento das trabalhadoras e trabalhadores, ninguém é obrigada a trabalhar de graça e sabemos muito bem que em uma situação dessas a empresa contratante(USP) assume o pagamento e os direitos trabalhistas não pagos pela empresa.

Não ao assédio moral com as
trabalhadoras da Escola de Aplicação!
Não podemos deixar de citar o caso de assédio moral que está ocorrendo na Escola de Aplicação contra várias trabalhadoras. Vale lembrar que a Diretora da Escola, responsável por esta tirania, é uma mulher. É importante ressaltar isso, já que o simples fato de serem mulheres não impede que a Diretora se utilize de seu cargo pra humilhar e assediar moralmente estas trabalhadoras, e é por isso que estamos nos organizando desde a Faculdade de Educação junto às companheiras da Escola de Aplicação para acabar com a tirania desta Diretora e não permitir mais nenhum abuso de poder e humilhação!

Saudação à luta das professoras e professores da rede estadual!
Na sexta-feira passada os professores e professoras em luta foram surpreendidos pela polícia de Serra que reprimiu a manifestação de mais de 20 mil professores. Não podemos aceitar este tipo de tratamento do governo Serra, que fez a mesma coisa conosco no ano passado quando mandou a polícia invadir a universidade para reprimir trabalhadores e estudantes. Por isso damos todo o apoio à greve e à luta dos professores e professoras e chamamos a unificar as nossas lutas e repudiamos a violência do Governador José Serra, que é antidemocrático e anti-servidores públicos.

7 de Abril dia mundial da saúde
Ato em defesa da saúde, contra a privatização, SUS 100% estatal!
Ampliação do Hospital Universitário, construção de mais um Hospital geral no Butantã. Contra a entrega das redes básicas de saúde e hospitais públicos às Organizações Sociais (OS).

O Governador Serra aprovou um projeto que passa hospitais públicos para as redes privadas gerenciarem (as OSS, organizações sociais). Assim o prefeito Kassab está fazendo no município começando pela região Oeste.
É vergonhoso o que esses governos fazem com a verba dos contribuintes: Ao invés de investirem em um sistema de saúde que atenda as necessidades e especificidades do povo, eles simplesmente favorecem os especuladores da saúde privada contratando-os a gerenciarem o serviço , com isso destruindo o serviço público e gastando verba que poderia ser usada para investimento em um SUS ( Sistema único de saúde) de qualidade para todos.
Só em 2008 Kassab passou para a Fundação Faculdade de Medicina mais de R$ 142 milhões sendo que cinco% fica para a Fundação que diz que é para investimentos, “quais?”. Assim Serra faz com hospitais do Estado. Não seria necessário não fosse a prestação de favores entre esses senhores que brincam com a verba pública como se fosse o cofre da casa deles. Contra tudo isso é muito importante que as trabalhadoras e trabalhadores da USP e estudantes discutam a paralisação e participação do Ato no dia mundial da saúde na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário